MONITOR CEL/UNILA ELEIÇÕES 2022

Para começar este ano eleitoral, que promete ser movimentado, apresentamos o Monitor CEL/UNILA das Eleições 2022: projeto realizado pelo grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR) em parceria com a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

O monitor acompanhará, mensalmente, os perfis oficiais de Facebook e Instagram dos principais agentes políticos envolvidos na corrida presidencial deste ano, possibilitando análises e comparações com as tradicionais pesquisas de intenção de votos. Deste modo, as informações apresentadas contribuirão para a análise das flutuações e tendências, já observadas nas pesquisas de opinião desenvolvidas por variados institutos, a fim de entender o contexto político do país e o seu reflexo eleitoral.

O QUE MONITORAMOS?

Analisamos os dados dos perfis oficiais dos principais atores e atrizes políticos(as) cotados para a corrida presidencial de 2022 no Brasil. Para tal, optamos pelas seguintes métricas:

Percentual de crescimento (seguidores)

Este indicador aponta o acumulo ou decréscimo de seguidores nas redes sociais analisadas (Facebook e Instagram) ao longo do meses. A tendência observada nos dados do segundo semestre de 2021 nos mostram uma desaceleração no crescimento dos principais atores,  Bolsonaro (PL) e Lula (PT), no Facebook. A exceção é Sérgio Moro (Podemos), que surgiu como um possível nome em novembro, alavancando seu índice de crescimento no fim do ano. No Instagram, este indicador tem uma dinâmica de flutuação maior, apresentando altas e quedas ao longo do tempo. De modo geral, os dados nos mostram atores e atrizes em amplo crescimento, além da tendência de queda na conquista de seguidores – o que ajuda a conquistar novos públicos durante o processo da campanha.

Contagem de posts (postagens)

Este indicador nos mostra quão ativos são os perfis nestas duas mídias sociais, elencando o número de posts de cada candidatável mensalmente.

Taxa de interações

A “taxa de interações” analisa o comportamento das comunidades construídas em torno de cada perfil nas mídias sociais. Quanto maior a taxa, mais engajados são os seguidores dos perfis, que curtem, compartilham e comentam conteúdos postados. Estes dados demonstrarão, mensalmente, as redes sociais mais ativas, com a tendência de crescimento e queda ao longo do ano. São informações interessantes para indicar qual candidato terá a comunidade mais engajada, seja para o apoio ou para oposição.

BREVE ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS EM 2021

Nesta primeira leva, compilamos as informações coletadas durante todo o segundo semestre de 2021, antecipando as disputas do pleito deste ano.

No Facebook, observamos que a presença de Bolsonaro (PL) é dominante, mesmo apresentando uma desaceleração no crescimento de sua página a partir de outubro. Mesmo assim, ele manteve-se líder no percentual de crescimento da sua página na rede social seguido do ex-presidente Lula (PT). A comunidade presente na página do atual presidente é a mais engajada, muito à frente de seus concorrentes. Entretanto, ela apresenta tendência de queda desde outubro. Um ponto importante a ser destacado, neste período, foi o anúncio da filiação do ex-juiz da operação Lava Jato, Sérgio Moro, no partido político Podemos: momento em que suas mídias sociais apresentaram um grande percentual de crescimento.

No Instagram a dinâmica é diferente, já que as características dos usuários desta rede social são distintas. A liderança nos indicadores de crescimento está com Lula (PT), que mantém uma certa vantagem da segunda colocada, Marina Silva (Rede), recentemente ventilada como candidata a vice de Ciro Gomes (PDT). Analisando o engajamento dessas comunidades, Moro desponta como primeiro e Lula segundo, mas ambos com uma certa folga em relação aos demais concorrentes.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MONITOR CEL/UNILA (2º SEMESTRE 2021)

A próxima edição será publicada no início de fevereiro, já com os dados iniciais de 2022.