O CEL trabalha com metodologias diversas, de acordo com os temas e objetos pesquisados. Neste espaço, disponibilizamos alguns trabalhos que podem contribuir com as pesquisas.
• Análise da comunicação eleitoral: uma proposta metodológica para os estudos do HGPE
Autores: Emerson U. Cervi e Luciana Panke
Os autores apresentam algumas formulações a respeito da pesquisa em comunicação eleitoral, tendo como parâmetros análises fundadas nas ciências da comunicação, da linguagem e da política. São propostas ferramentas para o estudo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) que contemplem uma uma abordagem qualitativa amparada por dados quantitativos. Veja o artigo.
• Categorias de desqualificação na propaganda eleitoral
Autora: Luciana Panke
Uma das estratégias que se destacam nos períodos eleitorais é a desqualificação. O trabalho tem a proposta de elencar suas características e tipificar seus modos de ser nos discursos eleitorais. Desqualificação do candidato, desqualificação do partido e desqualificação de mundo permeiam a dinâmica dos pleitos e podem se sobrepor ao conteúdo propositivo. Veja o artigo.