Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral – CEL
O Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) integra a linha de Pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), da Universidade Federal de São João Del Rey (MG), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-São Leopoldo/RS), Unochapecó (SC) e Universidad Autónoma Metropolitana – UAM-México, sede Cuajimalpa. Importante ressaltar que o CEL é certificado pelo CNPq desde 2011.
Com estudos na área de comunicação política, o CEL busca entender processos e produtos do campo político-eleitoral. Entre os objetivos, o grupo visa analisar os processos de mediação comunicacional entre diferentes atores sociais (tanto individuais quanto coletivos) na relação com as elites e partidos políticos nos momentos eleitorais. Procura-se identificar a apropriação de instrumentos de comunicação na construção da identidade de candidatos e de partidos políticos, quantificando temáticas abordadas na divulgação com seus públicos.
Para isso, as pesquisas estão divididas em quatro grandes temas: comunicação governamental, comunicação eleitoral, partidos políticos e gênero e política. Com uma metodologia de análise de conteúdo e de discurso, são estudados materiais publicizados pelos atores políticos por meio de diversas ferramentas como website, mídias sociais, propaganda partidária gratuita, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, entre outros.
Com o site, procuramos contribuir com a difusão das pesquisas na área e a ampliação de um debate de qualidade para os interessados no tema. Neste espaço, os leitores irão encontrar, principalmente, publicações científicas e notícias relacionadas ao campo. Os conteúdos estão disponíveis para o uso em outros estudos, desde que a fonte CEL seja devidamente referenciada.
Boa leitura!