Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

CEL recebe Luciana Lóssio na abertura da celebração de seus 10 anos

Grupo de pesquisa comemora uma década de atividade com live no YouTube

Na última sexta-feira (04/06), o Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral iniciou as comemorações de seus dez anos em atividade com a live “Os desafios da visibilidade eleitoral em tempos de ataques à democracia”, no YouTube, que recebeu Luciana Lóssio, primeira mulher indicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na vaga reservada aos juristas, cargo que ocupou entre 2011 e 2017.

A Profª Drª Luciana Panke, líder do CEL, abriu a transmissão destacando a importância do grupo na formação de novas pesquisadoras e pesquisadores: “Buscamos o compartilhamento da liderança, trabalhamos com uma liderança compartilhada, que apresenta desafios, mas também a oportunidade de crescimento às pesquisadoras e pesquisadores do grupo”.

Lu3

O Prof. Dr. Ary Azevedo, coordenador do grupo, destacou a iniciativa de inclusão por meio da autodescrição, que facilita a acessibilidade a pessoas com deficiência visual. “É uma novidade para todos nós, e percebemos o quanto ainda estamos em débito com uma iniciativa tão simples, mas que inclui tanta gente”.

aRY E lU4

Em seguida, o professor Ary apresentou Luciana Lóssio, advogada e ex-ministra do TSE. “Estou muito feliz e muito honrada e já parabenizando vocês pelo evento e pelo CEL que é uma sigla muito significativa que nos remete ao céu, o infinito”. Em seguida, ela destacou a interdisciplinaridade do encontro: “Estamos aqui num grupo interdisciplinar, não temos apenas operadores do direito, de modo que é sempre muito gratificante compartilhar essa fala hoje”, afirmou.

Lóssio também destacou a importância na paridade da direção do CEL e lamentou a falta de presença feminina no TSE na atualidade. “Fui a primeira e única mulher até hoje a compor o TSE nessa vaga destinada aos juristas, mas felizmente não serei a última. É muito importante a presença da mulher no TSE. Foi o primeiro e único tribunal que já chegou a ter maioria feminina em sua composição. Demos importantes passos em prol das políticas afirmativas que nossa legislação eleitoral possui.”

Luciana Lossio3

 

Fui a primeira e única mulher até hoje a compor o TSE nessa vaga destinada aos juristas, mas felizmente não serei a última.

Após sua fala inicial, Luciana Lóssio respondeu a perguntas dos espectadores da live. Entre os temas abordados, ela falou sobre desinformação: “O combate à desinformação é muito importante, não só das pessoas, mas das instituições e também dos candidatos”, afirmou. Ela ainda esclareceu que foi nas eleições de 2020 que houve pela primeira vez resolução do TSE no que toca a propaganda eleitoral e fake news. Na eleição de 2018 o tema chamou a atenção, mas foi em 2020 que a questão foi disciplinada.

Outro tema que surgiu no debate foi o do voto impresso. “Outro mito é o do voto impresso, ele já foi utilizado no Brasil. E hoje já se sabe que ele não agrega absolutamente nada. Não contribui mais de forma alguma ao sistema eleitoral brasileiro”.

Luciana também falou sobre a importância da representatividade nos espaços de poder: “Esse é um tema que nos é muito caro, as mulheres chegando nos cargos de tomada de decisão. É fundamental para a democracia. Há um projeto que discute reservas de cadeira na faixa de 15%, o que é absurdo, inacreditável baixar de 30% para 15%, a mensagem que se passa é terrível. Enxergo como a tentativa de cristalizar a situação atual. Por que chegou-se a 30%? Porque veio de uma Teoria chamada de Massa Crítica, um percentual abaixo desse não consegue se fazer ouvir”.

Ao final da live, a Profª Drª Luciana Panke destacou a notoriedade de Luciana Lóssio e das conquistas em sua carreira que refletem a importância da presença feminina nos espaços de poder. “Estou muito feliz de ter participado desta noite tão frutífera. Obrigada pelo convite”, finalizou Luciana Lóssio.

A Professora Luciana Panke relembrou a importância do evento de abertura das comemorações dos dez anos do CEL e reforçou o lembrete de que ainda temos muita celebração pela frente. “Celebremos o CEl, celebremos a democracia”, encerrou a pesquisadora.