Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

ESTÃO ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA A 9ª EDIÇÃO DO COMPOLÍTICA

A edição deste ano, que também comemorará o 15º aniversário da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), será online e realizada entre os dias  24 e 28 de maio. O CEL é responsável pelo GT “Propaganda e Comunicação Eleitoral“. Confira!

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O tema do congresso deste ano, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, é “Democracia e opinião pública em tempos de fake news”. Embora não seja contemporâneo, este fenômeno (de notícias falsas) foi potencializado pela internet, que possibilita ataques orquestrados para confundir ou manipular informações e propagar teorias conspiratórias, ameaçando, assim, a democracia neste período único em que vivemos – causado pela pandemia do novo coronavírus.

É por isso que a área da comunicação precisa, mais do que nunca, voltar-se para a compreensão deste fenômeno, que engloba infraestruturas mediadoras, plataformas e culturas participativas relacionadas à vida política. Sendo assim, o Compolítica 2021 foi pensado para agregar pesquisadoras e pesquisadores com trabalhos voltados às transformações políticas, sociais e econômicas ocasionadas pela pandemia, sem ignorar o fato de que, neste cenário, as atividades políticas passaram a funcionar de modo remoto como, por exemplo, as sessões e reuniões virtuais dos parlamentos e, invariavelmente, este próprio evento e seus grupos de trabalho.

 

GT “PROPAGANDA E COMUNICAÇÃO ELEITORAL”

O grupo de trabalho “Propaganda e Comunicação Eleitoral” coordenado pela Profª. Drª. Luciana Panke e pelo Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, que também são os líderes do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral (UFPR), está aceitando pesquisas que abordem a temática da publicidade e da propaganda aplicada à comunicação político-eleitoral, com ênfase na construção e projeção de imagens públicas no desenvolvimento de comunicação promocional em períodos eleitorais e os canais de relacionamento entre atores políticos (candidatas e candidatos, lideranças, partidos, organizações e corporações) com finalidade de consolidação de posicionamento junto à cidadania. O GT englobará pesquisas nos seguintes eixos:

a) história da propaganda política e eleitoral;

b) publicidade eleitoral multimídia;

c) propaganda política, marca e campanha permanente;

d) comunicação integrada aplicada a política e eleições;

e) propaganda eleitoral internacional;

f) atores sociais e processos eleitorais;

g) política e gênero;

h) violência política nas eleições;

i) análise de discursos político-eleitorais;

j) regulamentação publicitária e eleitoral.

 

Mais informações sobre o 9º Compolítica, seus GTs e inscrições (que vão até 31/03) podem ser obtidas na página do congresso, que começa em 24/05.

E sobre o GT “Propaganda e Comunicação Política”, em específico, através do e-mail castroazevedo@ufpr.br.