Eleições 2020: Comunicação eleitoral na disputa para prefeituras
O Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (CEL-UFPR) está organizando o e-book Eleições 2020: Comunicação eleitoral na disputa para prefeituras que terá como enfoque as campanhas eleitorais para as Prefeituras e Câmaras Municipais de cidades brasileiras, considerando a contextualização do cenário local da disputa, o levantamento dos materiais promocionais, indicação das plataformas de mídia utilizadas e estratégias de comunicação integrada na campanha para a disputa aos Executivos e/ou Legislativos Municipais.
Momento 1 – Pré-Campanha
O início do trabalho consiste na análise da conjuntura política, com a descrição qualitativa do cenário eleitoral, principalmente pela identificação dos atores políticos (candidata/os e partidos) e a referência / identificação de suas ações nas mídias sociais mais relevantes, como Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, complementadas pela cobertura jornalística decorrente da movimentação da pré-campanha eleitoral. Este conjunto de abordagens serve de partida para a contextualização do cenário na disputa local.
Momento 2 – Campanha
Nesta contextualização deve constar um breve histórico dos candidatos/as, apresentação de partidos e alianças, com indicativo de principais questões da região (vide temas identificados na metodologia estabelecida pelo grupo de pesquisa em Comunicação Eleitoral – CEL/UFPR) e como as candidaturas se posicionam em relação a elas. Isto possibilitará a identificação dos Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades da candidatura (matriz SWOT). Também devem ser indicadas as plataformas de mídia oficiais que o/as candidato/as utilizam para se comunicar com seus eleitores, as quais servirão como referência para o acompanhamento da campanha. Podem ser realizadas abordagens variadas sobre as campanhas de comunicação, como ações que envolvam publicidade e propaganda, assessoria de imprensa, relações públicas, etc., como:
- Comunicação digital de candidaturas, com uso de redes sociais variadas;
- Atuação de lideranças partidárias e comunitárias para construção de rede de apoios;
- Comitês eleitorais, campanha de rua e material de divulgação;
- Cobertura midiática sobre candidato/a e propostas;
- Relação da campanha com o HGPE (quando a cidade tiver acesso a esta plataforma oficial);
- Comunicação integrada (ou 360graus);
- Temáticas específicas destacadas nas campanhas eleitorais (gênero, racial, religião, COVID, etc.)
Recorte
A proposta do livro possibilita uma abordagem ampla e variada, que refletirá a diversidade das campanhas em diferentes regiões do Brasil, seguindo, para tanto, o recorte de cidades com HGPE e cidades sem HGPE e, nestas, identificar a construção de comunicação eleitoral em múltiplas plataformas e refletir sobre diversificadas abordagens de candidaturas nas eleições de 2020.
Para conhecimento, os interessados podem acessar para download gratuito dos livros digitais produzidos pelo CEL na última eleição: O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet com abordagem similar à proposta para este livro e As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV , com metodologia desenvolvida pelo grupo de pesquisa CEL.
Por meio destes é possível uma primeira aproximação com o tema e as abordagens utilizadas por diferentes autores, ressaltando a disponibilidade de enviarmos a metodologia desenvolvida pelo CEL/UFPR caso haja interesse em utilizá-la.
COLETÂNEA SOBRE ELEIÇÕES 2020
Organizado pelo grupo de pesquisa em Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR), coordenado pelos professores associados Dra. Luciana Panke e Dr. Ary Azevedo Jr., o livro tem como proposta reunir pesquisadores de todo Brasil com pesquisas relacionadas às áreas de marketing e comunicação políticos.
Cronograma e investimento
Envio de e-mail para eleicoes2020.cel@gmail.com, informando a intenção de participar até 31 de outubro de 2020.
Envio de resumo: (título + resumo de até 250 palavras) até dia 30 de novembro de 2020.
Avaliação: cartas de aceite enviadas até dia 20 de dezembro de 2020.
Envio do texto completo: 28 de fevereiro de 2021.
Publicação prevista: 31 de maio 2021.
Investimento: R$200,00 (por capítulo)
Primeira parcela: 10 de fevereiro de 2021.
Segunda parcela: 10 de março de 2021.
*Obs: os valores serão utilizados para apoiar a confecção e divulgação do e-book.