Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Novos pesquisadores se unem à equipe do CEL

A líder do Grupo de Comunicação Eleitoral da UFPR (CEL), prof.ª Dra. Luciana Panke, anunciou a entrada de uma nova pesquisadora na equipe, segundo comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (23) em um grupo privado de uma rede social.

A nova integrante é a Profª Dra. Ana Cláudia Santano, mestre e doutora em Ciências Jurídicas e Políticas pela Universidad de Salamanca, na Espanha, e graduada em Direito pela Universidade Positivo.

Profª Dra. Ana Cláudia Santeno. Autora de diversas obras, palestrante e observadora eleitoral internacional em distintos países, como EUA, El Salvador e Colômbia. Créditos da foto: Transparência Eleitoral Brasil/Fotos Públicas

Profª Dra. Ana Cláudia Santeno. Autora de diversas obras, a pesquisadora é palestrante e observadora eleitoral internacional em distintos países, como EUA, El Salvador e Colômbia.
Créditos da foto: Transparência Eleitoral Brasil/Fotos Públicas

Com vasta atuação na área de pesquisa dos direitos públicos e eleitorais, Ana Cláudia Santano atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação do Mestrado e Doutorado em Direitos Fundamentais e Democracia do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). Além da atuação acadêmica, a pesquisadora também ocupa o cargo de Coordenadora Geral para o Brasil da Organização Internacional da Transparência Eleitoral, uma organização sem fins lucrativos que “tem como princípio fundamental o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições e na sociedade civil”, como define a própria ong em seu site oficial*.

Segundo Luciana Panke, a chegada de uma pesquisadora da área do Direito é de grande importância para a equipe no debate do atual cenário político brasileiro, que enfrenta incertezas quanto ao adiamento ou não das eleições municipais devido à pandemia do coronavírus. “A Ana terminou há pouco tempo o pós-doutorado [em Direito Público Econômico e Direito Constitucional] e vamos querer escutar suas experiências. Hoje temos a votação sobre a data das eleições municipais e é mais do que providencial termos uma pesquisadora deste calibre no nosso grupo”, escreveu Panke no comunicado.

Quando questionada sobre quais as suas expectativas em relação ao grupo de pesquisa em Comunicação Eleitoral, Ana Cláudia ressaltou a importância da comunicação política no cotidiano do país. “Nesse momento, em que estamos descobrindo novas formas de campanha eleitoral, de engajamento [público], de transmissão de mensagens por redes digitais, a comunicação política tem o protagonismo no que podemos chamar de revolução digital. […] O grupo de pesquisa me ajudará a dialogar com essa área do conhecimento e poderá complementar distintos trabalhos que iremos desenvolver juntos”, disse a pesquisadora.

Recentemente, outros dois colaboradores também se juntaram ao grupo: o prof.º Sérgio Trein, mestre e doutor em Comunicação Sociopolítica pela PUC-RS e doutorando em Comunicação pelo ECA/USP, autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano” e atual Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UNISINOS, e a prof.ª Vivian Lemos, mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUC-PR, especialista em Comunicação Online e Marketing Digital, com extensa experiência profissional em Comunicação Corporativa e produção de conteúdo jornalístico.

O crescimento do grupo de pesquisa com a chegada de novos pesquisadores e profissionais das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas representa um expressivo acréscimo para o entendimento dos processos e produtos do campo político-eleitoral.

 

*https://transparenciaeleitoral.com.br/