Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Seminário de Políticas para Mulheres acontece na Câmara de Curitiba dia 21

mulher

O Seminário de Políticas Públicas para Mulheres acontece na próxima terça-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba, com a presença de representantes de diversos segmentos para o debate sobre Gênero, Violência, Acesso aos Serviços e Vulnerabilidade. O evento acontece a partir das 14h, no Auditório do Anexo II.

A proposta é da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), que promove o espaço para discussões pertinentes às mulheres, com participação de lideranças dos movimentos sociais.

“Temos 38 vereadores na Câmara Municipal de Curitiba e somente 8 deste total são mulheres, isso mostra a desigualdade no legislativo. Entendo que é preciso o envolvimento das mulheres nas discussões para mudar esse quadro”, destacou Maria Leticia,que organizou o evento após a recente realização de Reunião Pública para discussão de projetos de lei de sua autoria.

A Discriminação de Gênero em Espaço de Poder será o primeiro assunto a ser abordado pela convidada Helena de Souza Rocha, consultora jurídica do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e vice-presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR. Em seguida, a Violência no Campo Médico será apresentada por Liane Slobodian Motta Vieira, advogada e Presidente da Comissão de Apoio às Vítimas de Crimes da OAB-PR.

Acesso aos Serviços também está na programação e será tratado por Sandra Lia Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos Sobre Violência de Gênero da CEVIGE-OAB/PR. Antes de abrir espaço para discussão, o tema Vulnerabilidade será apresentado por Heliana Hemetério dos Santos, filiada da Rede de Mulheres Negras, conselheira do Conselho Nacional de Saúde – coordenadora da Comissão de Políticas de Equidade – CNS, Secretária de Direitos Humanos da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Trans.

A vereadora convidou  representantes de todos os movimentos sociais de mulheres e autoridades do Estado e Município, como a primeira-dama, Fernanda Richa; a Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPR (CEVID), desembargadora Lenice Bodstein; a coordenadora da geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado; a coordenadora do departamento de Política para Mulheres do município de Curitiba, Terezinha Beraldo Pereira Ramos; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Larissa Tissot; a presidente do Conselho Estadual dos Diretos da Mulher, Doris Margareth de Jesus; a delegada Núcleo de Proteção á Criança e ao Adolescente Vítima de Crime (Nucria), Patricia Conceição Nobre Paz; e delegadas da Delegacia da Mulher de Curitiba.

Fonte: Assessoria Câmara