Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Eleições: Denúncias eleitorais podem ser feitas através de aplicativo

Nestas eleições, as/os candidatas/os terão uma série de desafios. Mas as/os candidatas/os que andarem na linha, tendem a não sofrer maiores consequências. De qualquer forma, as eleições 2016 serão um bom termômetro para as regras eleitorais e contarão com a ajudinha da tecnologia.

A OAB Paraná acaba de lançar um novo aplicativo que permitirá a qualquer cidadão denunciar irregularidades eleitorais.

“Embora o ponto central da campanha seja o combate ao caixa 2, vamos captar denúncias eleitorais de qualquer natureza, sejam relativas ao financiamento irregular da campanha, à compra de votos, ao desrespeito de regras de publicidade, ao uso da máquina pública e tudo o mais”, explica Zuleika Giotto, coordenadora do Comitê de Fiscalização Eleitoral da OAB Paraná.

eleições

O aplicativo, que está disponível gratuitamente no Google Play (https://goo.gl/kSMOvF) e no iTunes (https://goo.gl/ZFUhO0), permite que denúncias feitas por texto, vídeo ou foto sejam encaminhadas ao Comitê, que as analisará e tomará as providências cabíveis. Em parceria com a Comissão de Gestão Pública, presidida por Luciano Reis, o comitê também fará a análise da prestação de contas de campanha.

Os registros de irregularidades eleitorais no Paraná também podem ser feitos pelo e-mail denunciaeleitoral@oabpr.org.br ou pelo telefone 0800-642-9840. Há um hotsite com informações sobre a campanha de combate ao caixa 2. O endereço é www.contraocaixa2.oab.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa OAB/PR