ABRADEP – A Abradep é formada por diversos profissionais das mais variadas formações (advogados, professores, juízes eleitorais, membros do ministério público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, entre outros) e tem como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre a reforma política, promovendo a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.
ALMEIDA, Jorge. Lugar de fala, polissemia e paráfrase nos discursos de FHC e Lula sobre o Plano Real. Disponível em www.eca.usp.br/alaic
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A política internacional do Partido dos Trabalhadores: da fundação do partido à diplomacia do governo Lula. Revista Sociologia e Política. Disponível em www.pralmeida.org/docs/
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Dois anos de “Carta ao Povo Brasileiro” De volta a um documento de ruptura. Revista Espaço Acadêmico no. 38, julho/2004.
ALMOND, Gabriel A; POWELL, G. Bingham Jr. Uma teoria política comparada. 2a. ed. Rio de Janeiro: Zahar, s/d.
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. (Trad. J.J. Moura Ramos) Lisboa: Presença-Martins Fontes, 1974.
BOZZA, Gabriel; PANKE, Luciana (2012) Comunicação e tecnologia no movimento estudantil mexicano #YOSOY132. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 13, n. 32, p. 221-231, set./dez. 2012
ARISTÓTELES. A arte retórica e a arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
ARISTÓTELES. Topiques, livro I a IV, trad. Fr. J. Brunschwig. Paris: Lês Belles-Lettres,1967.
ARISTÓTELES. Coleção os pensadores – I. 2a. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
ARISTÓTELES. Coleção os pensadores – II. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
ARISTÓTELES. Política. (texto integral). São Paulo: Martin Claret, 2001.
ARISTOTELES. Retóricas das Paixões. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem.(Tradução de M. Lahud e Y.F. Vieira), São Paulo: Hucitec, 1979.
BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral. São Paulo: Cia Nacional/Edusp: 1966.
BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política – a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: campus, 2000.
BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 10a. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.
BRANDÃO, Helena. Introdução à análise do discurso. 3ed. Campinas: Editora Unicamp, 1994.
BOZZA, Gabriel; PANKE, Luciana (2013). Estratégias Argumentativas No Facebook Do Movimento #Yosoy132 Pós-Eleição Presidencial Mexicana De 2012. Revista Cadernos de Comunicação, volume 17, n. 02. Disponible em http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/article/view/9030/8181
CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athenas, 1993.
CASARES, Guillermo Almeyra. (2012) México: El complejo movimiento #YoSoy132. In: Escenarios XXI, ano, 3, n. 14, p. 102-106, set-out. 2012. Disponível em: <http://www.escenarios21.com/2012/0121.html#.UPgFP6xtmQw>. Acesso em: 08 dez. 2012.
CASTELLS, Manuel. (2012) Comunicación y poder. México: Siglo XXI.
CERVI, Emerson O “Tempo da política” e a distribuição dos recursos partidários: uma análise do HGPE. Revista Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.8, p. 12-17, ago. 2010.
CERVI, Emerson U. O uso do HGPE como recurso partidário em eleições proporcionais no Brasil: um instrumento de análise de conteúdo. Revista OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 17, nº 1, Junho, 2011, p.106-136
CHACON, Vamireh. História dos partidos políticos. 3ed. Brasília: UNB, 1998.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1984.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia – dos pré-socráticos a Aristóteles. 2a. ed. Vol. 1. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
COURTINE, J-J. Définition d’orientations théoriques et construction de procedures en Analyse du Discours. Philosophiques, vIX, n2, oct. 1982.
COURTINE, J-J. O chapéu de Clementis. Observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político in INDURSKY, F. e FERREIRA, M.C.L. (orgs) Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzatto. 1999.
DAHRENDORF RALF (2005) En busca de un nuevo orden. Una política de la libertad para el siglo XXI Barcelona: Ediciones Paidós.
DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. São Paulo: Edusp, 1999.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.
ESQUIVEL, Edgar (2013), “Elecciones en México 2012. Las encuestas como eje de la propaganda política”. Artículo de Investigación en el libro: Temas de la comunicación, Caridad García y Omar Martínez (comp.), UAM, ISBN: 978-607-28-0127-1.
ESQUIVEL, Edgar (2012), “¿Posdemocracia? La participación ciudadana en México. Entre el voto nulo y el abstencionismo”, artículo de investigación en el libro Participación política, administración y justicia electoral una visión general de los procesos electorales 2006-2009 en el Estado de México, Jorge Castillo (Coord.), México, IEEM, El Colegio Mexiquense A.C.,CIESAS y Editorial Gernika. 2012, pp. 277-293.
ESQUIVEL, EDGAR (2012), “Balance del Proceso Electoral en México 2012: el papel de las encuestas” (2012), en Em Debate, Brasil, Belo Horizonte, v.4, n.5, pp.23-33, ago.
ESPÍNOLA, Dolly y ESQUIVEL Edgar (2011),”Usos políticos de las TIC’s: La videovigilancia y el discurso de la seguridad” (. Coautoría con Dolly Espínola F., en Life Without Media , VI International Conference Communication and Reality, Barcelona.
IBINARRIAGA, José Adolpho; HASBUN, Roberto Trad. (2012) El arte de la guerra electoral. Guia esencial para entender cómo funciona una campaña política. México: Grijalbo.
GALINDO, Jesús (2013), #YoSoy132: La Primera Erupción Visible, México, Global Talent University Press.
GUNDER Frank André y Marta Fuentes (1990), “Diez Tesis acerca de los movimientos sociales”, en El juicio al sujeto. Un análisis de los movimientos sociales, México, Miguel Ángel Porrúa editor, pp. 45-80.
FIGUEIREDO, Marcus; ALDÉ, Alessandra; DIAS, Heloisa e JORGE, Vladimyr Lombardo. Estratégias de Persuasão em Eleições Majoritárias: Uma Proposta Metodológica para o Estudo da Propaganda Política. In: FIGUEIREDO, Rubens (Org.). Marketing Político e Persuasão Eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2000.
FOUCAULT, Michel Microfísica do poder. 16a. ed (2001). Rio de Janeiro: Graal: 1979.
FOUCAULT, Michel. (1996) A ordem do discurso. 2.a. ed. São Paulo: Loyola.
GANDIN, L ; Luciana Panke . A TRANSFERÊNCIA DE ETHOS DE LULA PARA DILMA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010. Revista Eletrônica de Ciência Política – recp, v. ¨6, p. 167, 2015.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
HALLIDAY, Tereza Lúcia. (org). Atos retóricos – mensagens estratégicas de políticos e igrejas. São Paulo: Summus, 1988.
LAVAREDA, Antonio. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009.
LAWSON, K. e MERKL, P. When Parties Fail: Emerging Alternative Organizations. Princeton: Princeton University Press, 1988.
MAHONEY, J. & GOERTZ, G. A Tale of Two Cultures: Contrasting Quantitative and Qualitative Research. Political Analysis Review, n. 14, p. 227 a 249, 2006.
MAINWARING, S.“Brazil: Weak Parties, Feckless Democracy”, In: MAINWARING, S. e SCULLY, T. R. (eds.), Building Democratic Institutions: Party Systems in Latin America. Stanford: Stanford University Press, 1995.
MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.29, ano 10, out. 1995.
MIGUEL, L. Mito e discurso político: uma análise a partir da campanha eleitoral brasileira de 1994. Campinas: Unicamp, 2000.
NEGRINE, R. M. e LILLEKER, D. G. “The Professionalization of Political Communication: Continuities and Change in Media Practices”. European Journal of Political Communication, v. 17, p.305-323, n. 3, 2002.
MITOSFKY Consulta (2011), Opinión sobre Partidos Políticos, disponible en: file:///Users/usuario/Documents/Consulta%20Mitofsky.pdf
OLIVEIRA, Luiz Ademir de. A disputa política na televisão. Uma análise das estratégias discursivas dos candidatos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1999. (Dissertação de mestrado em Ciência Política).
OLIVEIRA, Luiz Ademir de. As estratégias retóricas na construção dos mundos de natureza ficcional da política. Um estudo de caso sobre a disputa eleitoral à Prefeitura de Belo Horizonte em 2000. In: Revista Comunicação & Tecnologia, v.01, p.75-111, 2007
OLIVEIRA, Luis Ademir. As estratégias retóricas na construção dos mundos de natureza ficcional da política: um estudo comparativo das campanhas de Belo Horizonte e Salvador na eleição municipal de 2000. Tese de doutorado, Rio de Janeiro, IUPERJ, 2005.
ORWELL, George. 1984 (Nineteen-Eighty-Four, 1949) Tradução Wilson Velloso. 17a.ed.São Paulo: Nacional, 1984.
OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. São Paulo: Kairós, 1979.
PANKE, Luciana. Lula do sindicalismo à reeleição: um caso de comunicação, política e discurso. Guarapuava: Unicentro; São Paulo: Horizonte, 2010.
PANKE, Luciana. Política e entretenimento: cruzamento e/ou interferência na construção de sentidos. Revista Animus, vol.09, n.18, 2010. Disponível em http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/animus/article/view/2437/1469
PANKE, Luciana. (2013) Política e mobilização em tempos de comunicação horizontalizada. In Panke, Luciana; Gondo Macedo, Roberto; Rocha, Daniela (Orgs). A mobilização no contexto político e eleitoral. Capivari, SP: Nova consciência.
PANKE, Luciana. ; Campañas electorales para mujeres – retos y tendencias. 1. ed. Ciudad de Mexico: Editorial Piso 15, 2015. v. 1. 170p
PANKE, Luciana. ; Tesseroli, Ricardo ; CASTRO, F. . Personalismo em Primeiro Lugar ? Estudo Sobre o HGPE Durante 2º Turno em Curitiba. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, v. 17, p. 63-76, 2015.
PANKE, Luciana. ; ESTRATÉGIAS DAS CANDIDATURAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS EM 2010. Revista Uninter de Comunicação, v. 3, p. 6-28, 2015.
PANKE, Luciana y ESQUIVEL, Edgar (2013), “Comunicación electoral e Internet. Cuestiones sobre la participación ciudadana”, en Geminis, Universidad Federal de Sao Carlos, Brasil, Año 4, No. 2, Vol. 2, pp.65-74.
PANKE, Luciana. ; IASULAITIS, Sylvia ; NEBOT, Carmen Pineda . Género y Campañas Electorales en América Latina: un análisis del discurso femenino en la propaganda televisiva. Razón y Palabra, v. 1, p. 01, 2015.
PERELMAN, Chaim. Tratado da argumentação – nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PERELMAN, Chaim. Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
VEIGA, L.; MAGALHÃES, R. Manipulações Cognitivas da Política: O Eleitor Comum diante da Campanha Presidencial de 1998, in R. FIGUEIREDO (org.), Marketing Político e Persuasão Eleitoral, São Paulo, Fundação Konrad Adenauer, 2000.