O Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, da Universidade Federal do Paraná (CEL-UFPR) acaba de lançar o e-book “Eleições 2016: Análise do HGPE em capitais brasileiras”. O livro é gratuito e resultado de esforço coletivo de pesquisadores e pesquisadoras de diversas regiões e instituições de ensino do Brasil, que se dedicaram a analisar as estratégias de comunicação em campanhas eleitorais de 15 capitais brasileiras.
Ao todo, 24 pesquisadores e pesquisadoras participaram do projeto, que analisou as eleições nas cidades de Goiânia, no Centro-Oeste; Fortaleza, João Pessoa, Natal, Recife, São Luís e Teresina, no Nordeste; Manaus, Belém, e Rio Branco, no Norte; Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste, e Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, na região Sul.
O lançamento do livro foi durante a realização do 7° Compolítica, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), evento que reuniu os principais nomes da pesquisa em comunicação política e eleitoral do Brasil.
O diferencial do e-book é a que a mesma metodologia de Análise de Conteúdo foi utilizada em todos os artigos, possibilitando uma comparação entre as estratégias de campanha em televisão não apenas de concorrentes do mesmo pleito, mas também entre campanhas de diferentes cidades. O resultado é um cenário rico para embasar pesquisas da área, e também para municiar profissionais da imprensa, do marketing político, ou mesmo interessado na dinâmica eleitoral.
“Um dos achados mais interessantes dessa pesquisa conjunta é o protagonismo da personificação das campanhas, em que a figura do candidato se sobrepõe a todos os demais aspectos, como ideologia, ou mesmo propostas para gerir as cidades. Especialmente levando em conta as mudanças da legislação eleitoral, que diminuiu os dias de campanha e o tempo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)”, observa o jornalista Fernando E. Castro, um dos organizadores do e-book.
Os organizadores estão disponíveis para entrevistas e debates sobre o e-book. O livro está disponível para download no endereço:
https://comunicacaoeleitoral.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/05/ELEIC%C3%95ES-2016.pdf
Aryovaldo de Castro Azevedo Junior – (41) 99121-9294
Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2005); mestre em Ciências da Comunicação (1999) e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1992). Professor adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.
Fernando Emmendoerfer de Castro – (41) 98864-4935
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná; graduado em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Positivo. Pesquisa a produção de conteúdo de campanhas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral em televisão. Autor da dissertação “As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a presidente do Brasil em 2014”. Produtor de rede da TV Globo.
Luciana Panke – (41) 99660-2942
Pós-doutora em Comunicação Política pela Universidad Autónoma Metropolitana (México, 2014); doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005); mestra em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1999); graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Professora associada do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Superintendente de Comunicação Social da UFPR.