A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul promovem a sétima edição do Congresso da Compolítica, de 10 a 12 de maio, na FABICO – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, em Porto Alegre. A coordenação do evento está sendo desenvolvida por estudantes e docentes desta faculdade, especialmente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.
Diante da tensa conjuntura atual, de tantas questões e perplexidades políticas, sociais e midiáticas na atual conjuntura nacional, o 7º. COMPOLÍTICA tem como tema Democracia em crise? Mídia, opinião pública e instituições do Brasil contemporâneo. A programação do Congresso abrange conferência de abertura, mesas de debates, premiação de melhores teses e dissertações, lançamento de livros, atividades culturais e 9 grupos de trabalho.
Confira os trabalhos aprovados de membros do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR e grupos de pesquisa do programa (CPOP, PONTE, COMPA):
G.T. 3 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA E INSTITUCIONAL
POR UMA DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA: TIPOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS – Edna Miola (UTFPR), Francisco Paulo Jamil Marques (UFPR)
CONTEÚDO OU DINHEIRO? DIFERENÇAS ENTRE AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO DOS GOVERNOS DILMA E TEMER – Emerson Urizzi Cervi (UFPR), Fernanda Cavassana de Carvalho (UFPR)
G.T. 6 – JORNALISMO POLÍTICO
QUE REFORMA POLÍTICA É ESSA? UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE A COBERTURA DO PORTAL DA FOLHA DE S. PAULO ENTRE 1994 E 2017 – Camila Mont’Alverne (UFPR), Victor Hausen (UFPR), Pedro Henrique Leite (UFPR)
DE VÍTIMA A VILÃ: A IMAGEM DE DILMA ROUSSEFF NA NARRATIVA DO IMPEACHMENT – Carla Rizzotto (UFPR), Kelly Prudêncio (UFPR)
G.T. 7 – MÍDIA E ELEIÇÕES
DA PRIMEIRA CANDIDATA À PRIMEIRA ELEITA À PRESIDÊNCIA DO BRASIL – TIPOLOGIAS FEMININAS NO HGPE DE TV DE LÍVIA MARIA E DILMA ROUSSEFF – Alice Lima (UFPR), Luciana Panke (UFPR)
ELEIÇÕES NORTE-AMERICANAS SOB O OLHAR LATINO: ANÁLISE DA COBERTURA REALIZADA PELOS PORTAIS EL PAÍS AMÉRICA E G1 – André Felipe Schlindwein (UFPR) e Valquíria Michela John (UFPR)
NOVAS ELEIÇÕES, NOVAS ESTRATÉGIAS: O HGPE DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE CURITIBA EM 2012 E 2016 – Giulia Sbaraini Fontes (UFPR), Paulo Ferracioli (UFPR)
G.T. 9 – PROPAGANDA E MARKETING POLÍTICO
DO NACIONAL AO LOCAL: AS PARTICULARIDADES DA CAMPANHA PARA PREFEITO NAS CIDADES DE SÃO PAULO E CURITIBA – Aryovaldo Azevedo (UFPR), Ricardo Tesseroli (UFPR)
DO VAZAMENTO DE UM DISCURSO À POSSE DO GOVERNO INTERINO: O MARKETING POLÍTICO DE MICHEL TEMER – Pedro Chapaval Pimentel (UFPR), Bruno Washington Nichols (UFPR), Josemari Poerschke de Quevedo (UFPR)
OS PROCESSOS INIBITÓRIOS DE ATENÇÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO POLÍTICA VEICULADA PELAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS NA PAISAGEM URBANA – Sergio Trein (UNISINOS)
A DISPUTA PELO ELEITOR DE FLORIANÓPOLIS NO HGPE 2016 – Vagner Dalbosco (UNOCHAPECÓ)
Confira a programação completa em: Compolítica 2017