Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres recebe trabalhos

Reconhecendo que os Estudos sobre as Mulheres, do Género e Feministas se têm caracterizado pelo alargamento e entrosamento disciplinar, pela diversidade temática e pela pluralidade de perspetivas teóricas e epistemológicas, a revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres assume-se interdisciplinar e multidisciplinar, aberta ao contributo das diversas disciplinas e correntes.

mulheres

Dado que a estrutura matricial da revista é a APEM, é objetivo da ex æquo contribuir para a alteração de práticas e representações estereotipadas e discriminatórias em função do sexo ou de outras pertenças identitárias, adotando, nomeadamente, uma linguagem não discriminatória, inclusiva e promotora da igualdade. No mesmo sentido, as investigações empíricas podem e devem sustentar artigos que incluam uma reflexão teórica e contribuam para a problematização das principais questões que afetam as relações sociais entre mulheres e homens na sociedade. A ex æquo, sem prejuízo da pluralidade e multiplicidade das perspetivas presentes nos textos que publica, reserva-se o direito de só aceitar textos que no respeito pelo princípio de defesa dos Direitos Humanos fundamentais, traduzam a valorização da diversidade da condição humana, bem como da sua integridade e dignidade.As áreas de interesse da revista são os Estudos sobre as Mulheres, os Estudos de Género e os Estudos Feministas.A ex æquo publica trabalhos originais em Português, Espanhol, Francês e Inglês, provenientes de todas as áreas científicas, que se inscrevam no quadro dos Estudos sobre as Mulheres ou dos Estudos de Género ou dos Estudos Feministas. Publica, ainda, recensões sobre obras publicadas nos referidos domínios.

O eixo temático “Interseccionalidade, Comunicação e Cultura: (Entre)Cruzamentos de Matrizes de Opressão e Privilégio” recebe contributos até 30 de dezembro.

A temática tem coordenação de Carla Cerqueira – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e Universidade Lusófona do Porto e Sara Isabel Magalhães – Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A data de submissão de 30 de dezembro tem previsão de  publicar em maio 2017. O envio de artigos deve ter cumprimento das normas da revista apresentadas em http://www.apem-estudos.org/pt/page/submissao-de-artigos.

Os trabalhos devem ser enviados para apem1991@gmail.com. Mais informações em http://www.apem-estudos.org/pt/page/submissao-de-artigos