O Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras vai premiar trabalhos que estimulem o protagonismo juvenil e promovam a imagem positiva de jovens negros e negras. O concurso avaliará divulgação de ações de comunicação já realizadas ou em realização que valorizem a igualdade racial, além de mobilizar, articular e fortalecer o movimento jovem negro envolvido com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo.
As categorias de comunicação compreendem ações em qualquer suporte típico das comunicações (texto escrito, som, imagens, vídeos e multimeios) que se utilizem tanto de suportes físicos (jornais, revistas, fanzines), quanto eletrônicos (televisões, rádios, comunitárias, web rádios ou livres, redes sociais com a temática racial, blogs, sites), campanhas ou outro meio que claramente se preste a atividade de comunicação e manifestação pela promoção da igualdade racial e combate ao racismo. As inscrições vão até 15 de maio de 2016.
Para concorrer ao prêmio
Poderão concorrer as ações de comunicação veiculadas em televisão, rádio, jornal, revista ou internet, cuja autoria seja de pessoas físicas.
Para participar o autor deve ter entre 18 e 29 anos de idade, autodeclar-se negro ou negra (pretos ou pardos), e ser brasileiro nato ou naturalizado.
Premiação
A ação conta com recursos na ordem de R$1.000.000,00. Serão selecionadas 50 ações de comunicação, cujos autores receberão o prêmio no valor de R$20.000,00 para cada autor.
Requisitos de inscrição
No caso de mais de um autor (coautoria ou equipe), no ato da inscrição deverá ser designado um representante para o grupo e apresentada declaração expressa de autorização de participação pelos demais coautores, conforme Anexo VIII do Regulamento, bem com o documento assinado pelo detentor dos direitos autorais com firma reconhecida, autorizando a utilização do material pelo Ministério.
Cada candidato poderá apresentar somente uma ação de comunicação, considerando as duas modalidades, a ação de comunicação única ou de caráter continuado, sob pena de inabilitação.
Critérios de Seleção
Os critérios de julgamento estão listados no item 10 do Regulamento.
Mais informações sobre o prêmio em Prêmio Antonieta de Barros: Jovens Comunicadores Negros e Negras 2016
Fonte da imagem: Anistia Internacional