A Associação Latino-americana de Pesquisadores em Campanhas Eleitorais (Alice) e o Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, da Universidade Federal de Minas Gerais, organizam o IV Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha, que será realizado em Belo Horizonte, Brasil, entre os dias 17 e 19 de setembro de 2015 no Conservatório UFMG. A chair do congresso é a Profa. Helcimara Telles, da UFMG.
A sociedade se encontra em constante movimento e as interações político-sociais fazem parte destas mudanças. A política igualmente se altera e as estratégias de campanha devem ser recicladas para se adequar a estes múltiplos projetos de sociedade, de comunicação e de linguagem se encontram em disputa. Novos modelos político-sociais estão sendo gestados, emergem novos atores com renovadas agendas políticas e diferentes demandas.
Uma vez que as estratégias operam em uma sociedade em movimento e, considerando-se que a comunicação se estabelece entre emissores e receptores de discursos, qual é a relevância dos valores políticos e sociais no processo comunicacional? Quais são os conteúdos que devem ser tratados para facilitar o processo de comunicação entre os atores políticos? Como pensar o papel das mídias tradicionais e das novas tecnologias numa sociedade em movimento? E, finalmente, quais são as expectativas metodológicas e os avanços técnicos que permitem interpretar os fenômenos da linguagem e da comunicação para elaboração de estratégias de campanhas em uma sociedade em movimento? Essas e inúmeras outras indagações serão objeto de reflexão durante o IV Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha.
A mesa de abertura do congresso ocorrerá em 17 de setembro e debaterá o tema “Uma nova comunicação política para o novo eleitor?”.
Estarão presentes:
Alejandro Moreno (Instituto Tecnológico Autónomo de México, México)
Antônio Lavareda (Universidade Federal de Pernambuco e IPESPE, Brasil)
Helcimara Telles (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Ismael Crespo Martinez (Universidad de Murcia, Espanha)
Mariano Torcal (Universitat Pompeu Fabra, Espanha)
Ricardo Fabrino Mendonça (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)