Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Gênero e Política

Questões de gênero permeiam a sociedade e se imbricam na consolidação de quais papeis são aceitos de acordo com a organização das sociedades. Pensar em gênero significa considerar as representações que esses universos oferecem, assim como observar as características biológicas/comportamentais dos que se encontram em locais intermediários, como os transgêneros, transexuais, assexuais, por exemplo.

Nesse sentido, buscamos estudar as relações entre gênero e política, sobretudo o papel do feminino na atividade pública, por meio de pesquisas sobre campanhas eleitorais de mulheres, projetos e leis que abordem o tema, assim como as relações sociais, políticas e culturais envolvidas.

Entre as publicações de destaque sobre o tema, há o livro da professora doutora Luciana Panke “Campañas electorales para mujeres – retos y tendencias”, publicado em 2015. Para a obra, foram entrevistados consultores de 12 países, políticas de 13 nações, além de spots de 21 campanhas latino-americanas.

Publicações:

– Candidatas Guerreiras no Brasil: um estudo de caso das narrativas audiovisuais das mulheres mais votadas às prefeituras das capitais em 2020. Luciana Panke.  Revista Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, v. 16, p. 459-479, 2021.

– Mulheres na presidência do Brasil?  Luciana Panke. Organizadores Pedro Chapaval Pimentel e Ricardo Tesseroli. Capítulo do livro O Brasil Vai às Urnas. (p. 258-) Editora Syntagma. 2019.

Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política. Claudia Irene de Quadros, Luciana Panke, Karina Lançoni Bernardi e Silvia Maria da Silva Cunha. Artigo publicado na Revista Mediação – Universidade Fumec (v. 22, n. 29), 2019.

– O perfil comunicacional das candidatas aos governos estaduais em 2018. Capítulo de livro. Luciana Panke, Karina Bernardi e Silvia Cunha. E-book Comunicação, Mídia e Educação 3 – cap.19. Organizador Marcelo Pereira da Silva. Editora Atena. 2019

O perfil comunicacional das candidatas aos governos estaduais em 2018. Luciana Panke, Karina Bernardi e Silvia Cunha. Trabalho apresentado no Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política – Compolítica, 2019.

– A (in) visibilidade femenina nos processos de decisão da vida pública. Luciana Panke. Prefácio do livro “Gênero e Resistência: memórias do II Encontro de Pesquisa Por/De/Sobre Mulheres”, 2018.

Guerreiras, maternais e profissionais – candidatas à presidência do Brasil no HGPE televisivo. LIMA, Alice Marina lira. 2017. 122 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 23/03/2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1884/47990>. Acesso em: 8 mar. 2018

– Mulheres no poder: aspectos sobre o discurso feminino nas campanhas eleitorais. Luciana Panke e Sylvia Iasulaitis. Revista Opinião Pública, volume 22, n 2, 2016

– Tipologias de gênero feminino no discurso eleitoral. O caso da esquerda brasileira em 2014. Alice Lima e Luciana Panke. Trabalho publicado na revista Cuestiones de Género: de la igualdad a la diferencia da Universidad de Leon – Espanã nº 11, 2016 – pp. 57-74.

Diversidade de gênero e marketing eleitoral: análise das propostas de governo da candidata à presidência Luciana Genro para mulheres e LGBTS. Capítulo do e-book Comunicação e Gênero: um panorama da pesquisa empírica no cenário nacional. Alice Lima e Karen Greco.

Propaganda Eleitoral e Campanhas Femininas: Relações de Gênero nas Pesquisas em Comunicação Política. Alice Lima e Luciana Panke. Trabalho apresentado no Intercom Sul 2016.

A desqualificação do feminino nas Eleições 2014 – análise dos comentários no perfil de Dilma Rousseff do Instagram  – Alice Lima (UFPR) e Luciana Panke (UFPR). Trabalho apresentado durante o IV Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha da  Associação Latino-americana de Investigadores de Campanhas Eleitorais (ALICE).

– Diversidade de gênero e marketing eleitoral: análise das propostas de governo da candidata à presidência Luciana Genro para mulheres e LGBTS  Alice Lima e Karen Greco. Trabalho apresentado ao GT Comunicação e Política durante o VII Encontro de Pesquisadores em Comunicação (Enpecom).

– A Marcha das Vadias: o corpo-signo da autonomia feminina na mídia –  Aryovaldo de Castro Azevedo Jr., Fábio Caim e Sandra Febbes Casarejos. Trabalho publicado na Revista Communicare, v. 14, ed. 1, periódico semestral do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero.

Eleições 2020: as mulheres nas disputas municipais – Luciana Panke, Elthon Aragão, Gerson Scheidweiler, Jousi Quevedo (orgs). E-book. Editora UEPB, 2022.