– A imagem pública das vereadoras de Curitiba: Uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020. Karina Lançoni Bernardi. Dissertação de mestrado. 2021
– A participação das candidatas à vice-presidência de 2018 nos debates eleitorais audiovisuais. Silvia Maria da Silva Cunha. Dissertação de mestrado. 2021
– Fake news e as eleições brasileiras de 2018: o uso da desinformação como estratégia de comunicação eleitoral. Aryovaldo Azevedo Junior. Revista Más Poder Local, v. 44: p. 81-108. 2021.
– Verbete Comunicação Eleitoral. Luciana Panke. Verbete publicado em Dicionário das Eleições. Editora Juruá, p. 178. 2020.
– A lógica empresarial na política: intersecção entre campos, práticas e discursos. Mateus da Cunha Santos e Maria Ivete Trevisan Fossá. Artigo publicado na Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Dispositiva. (v. 9, p. 63-82). 2020.
– Observaciones comparativas sobre las campañas electorales de Josefina Vázquez Mota y Dilma Rousseff. Luciana Panke. Capítulo de livro. P. 35-46. 2020.
– A construção mítica musical das candidaturas de Lula à presidência. Luciana Panke, Debora Milla e Erivelto Amarante. Artigo publicado na Revista Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. (v. 19, 2019).
– Análise dos spots radiofônicos no segundo turno da campanha eleitoral presidencial em 2018. Luciana Panke e Karina Bernardi. Artigo publicado na Revista ECO-Pós (v.22, n.2, 2019), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
– Construções mitológicas na política: a disputa entre PSDB x PT nas eleições municipais de 2016. Aryovaldo Azevedo Junior, Fabio Caim Viana e Hertz Wendel de Camargo. Capítulo do livro Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 6. Atena Editora. (p. 29-43). 2019.
– O processo de mitificação de Bolsonaro: Messias, presidente do Brasil. Aryovaldo Azevedo Junior e Erica Bianco. Artigo publicado na Revista ECO-Pós (v.22, n.2, 2019), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
– Desinformação, propaganda e as vaporosas relações entre interesses corporativos e políticos: um estudo de caso sobre a Cannabis. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, Kennedy Baccarin da Silva Filho e Fernanda Santos Ferdinandi. Trabalho apresentado no X Pró-Pesq PP – Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. Maio 2019.
– Soft Power e a construção simbólica da realidade: a influência da mídia no comportamento da sociedade – o caso da Reforma da Previdência no Brasil. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior. Revista Signos do Consumo – USP. Volume 11, n 1. Janeiro a Junho de 2019
– O The Wall Street Journal e as prévias eleitorais: cobertura política e imagem pública de Donald Trump e Hilary Clinton. Bruno Washington Nichols, Pedro Chapaval Pimentel e Luis Rogério Lopes Silva. Revista Temática, v 13, n 2, 2017.
– O Palhaço no Espetáculo Político: Os Discursos do Deputado Federal Tiririca, Ricardo Philippi, 2017.
– Radicalizar ou persuadir? A dinâmica dos comentários sobre Aécio, Dilma, Campos e Marina na página Folha de S. Paulo no Facebook durante a eleição presidencial em 2014 – Bruno Washington Nichols, 2016.
– Imagem e desqualificação: o caso de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais brasileiras de 2014 – Alice Lima e Luciana Panke, 2016.
– A personalização da política e a tendência à “presidencialização” em sistemas parlamentaristas – Lucas Lisboa Peths¹ Luiz Ademir de Oliveira²Paulo Roberto Figueira Leal, 2015.
– Disputa eleitoral de 2014: da tela da televisão para as redes sociais – Luiz Ademir de Oliveira, Paulo Eduardo Assis Maia e Gustavo Fernandes Paravizo Mira, 2015.
– Da TV aberta para a segunda tela: pronunciamentos de Dilma no segundo mandato – Luiz Ademir de Oliveira, Alexandre Augusto da Costa, Aline Andrade Pereira, 2015.
– Quando se joga o Jogo dos tronos, você vence ou morre: representações sociais e disputas pelo poder em Game of thrones – Paloma Rodrigues Destro Couto e Luiz Ademir de Oliveira. 2015.
– Análise do Enquadramento da Candidatura do Palhaço Tiririca no Período Pré-Eleitoral de 2010 (página 1151) – Ricardo Philippi. Enpecom, Curitiba, UFPR, 2015.
Imagem e Política: o Instagram na corrida ao Planalto em 2014 – Aryovaldo de Castro Azevedo Junior (UFPR) e Alice Lima (UFPR). Artigo apresentado durante o VI Congresso da Compolítica 2015.
– Atração e distração na publicidade externa dos candidatos à eleição em 2014 – Sérgio Trein. Artigo apresentado durante o VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI Compolítica), 2015.
– Quando a voz do eleitor é pouco ouvida: pesquisa eleitoral e estratégias de comunicação na Campanha para prefeito de Curitiba em 2012. Agenda Política – Ricardo Tesseroli, v. 02, p. 97-118, 2014.
– Observações sobre o Marketing Político-Ambiental dos Tweets de Candidatos à Prefeitura de Curitiba Eloísa Loose (UFPR), Josemari Poerschke de Quevedo (UFPR) e Valéria Souza Duarte (UFPR) (capítulo de livro – págs 97-118), 2014.
– A mobilização social no contexto político e eleitoral – Daniela Rocha, Luciana Panke e Roberto Gondo (organizadores). Curitiba, UFPR/Politicom, 2013.
– A carnavalização do discurso eleitoral de Tiririca (páginas 33-44) – Lucas Gandin (UFPR), 2012
– Proposta metodológica para análise de conteúdo no Twitter de candidatos em período eleitoral – Luciana Panke e Jeferson Thauny, 2012
– Comunicação Eleitoral: conceitos e estudos sobre as eleições presidenciais em 2010 – Luciana Panke e Marcelo Serpa (organizadores), 2011
– Estratégias das candidaturas presidenciais brasileiras em 2010 (páginas 6-28) – Luciana Panke. Trabalho publicado na Revista Uninter de Comunicação.
– Mito e Política: o uso das mídias sociais na construção das identidades dos candidatos à presidência da república em 2014 – Ary Azevedo e Hertez Wendel de Camargo. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho 6 – Comunicação, Consumo e Subjetividade, do 4º Encontro Internacional e Comunicação e Consumo (Comunicon).
– O duplo papel das pesquisas eleitorais: eleitora de quem está na frente, adversária de quem está atrás – Sérgio Trein. Trabalho apresentado ao NP 03 – Publicidade, Propaganda e Marketing, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom.
– O marketing (não) político: o abandono do letramento político na estratégia eleitoral de Manuela D´Ávila à prefeitura de Porto Alegre – Sérgio Trein. Trabalho apresentado durante o Compolítica, em 2013.
– Do moderno ao pós-moderno: HGPE e Facebook para disseminação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba – Jeferson Thauny. Dissertação PPGCOM/UFPR.
– Eleições e mídia local: desvendando a democracia de massa em disputas municipais – Emerson Urizzi Cervi. Ponta Grossa: TodaPalavra.
– Quem se elege prefeito no Brasil. Adriano Codato, Emerson Urizzi Cervi e Renato Monseff.
– Redes sociais nas campanhas políticas: como candidatos a governador do Paraná usaram o microblog Twitter em 2010 – Emerson Urizzi Cervi e Michele Massuchin.
– Revista Debates, A disputa presidencial de 2014 em posts e comentários no Facebook – Emerson Urizzi Cervi
– Os bonés de Lula: vestem a cabeça do presidente e ainda “fazem a cabeça” do povo – Sérgio Trein. Revista Folkom (UEPG), 2008.
– Da pré-moderna à algorítmica: as características evolutivas das campanhas eleitorais – Ricardo Tesseroli. Revista Almanaque (UFES), 2022.
– A organização das campanhas eleitorais nos municípios: o caso de Guarulhos em 2016– Mércia Alves
– Campanha negativa e estratégias do medo: a mudança na disputa presidencial brasileira de 2014– Mércia Alves