Grupo de pesquisa ligado à linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Equipe

Luciana Panke

LucianaPós-doutorado em Comunicação Política na Universidade Autónoma Metropolitana, com sede em Cuajimalpa (UAM-México), onde pesquisou propaganda eleitoral de mulheres na América Latina (bolsista Capes). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestra em Letras pela Universidade Federal do Paraná e graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, foi eleita uma das mulheres mais influentes da comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences (EUA) em 2016 e 2021. É integrante do Comité de Apoyo a Mujeres Líderes da FCD-Espanha e professora associada III da Universidade Federal do Paraná, onde leciona no curso de Publicidade e Propaganda, bem como no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde pesquisa comunicação política e orienta mestrandos e doutorandos. Fundadora e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), também é autora dos livros “Lula do sindicalismo à reeleição”, “Campanhas Eleitorais para Mulheres: Desafios e Tendências” e “Criação Publicitária em Rádio”.

Aryovaldo de Castro Azevedo Junior

Ary

Pós-Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017), Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1999) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1992). Professor Associado do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Integra os grupos de pesquisa Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (ECCOS/UFPR) e Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), Red Latinoamericana de Investigadores em Publicidad (Relaip) e Associação Internacional de Investigadores em Branding (Observatório de Marcas). Organizador dos livros Brasil: uma marca em construção (2012),  Eleições 2016: análise do HGPE em capitais brasileiras (2017), Reflexões sobre mídia e consumo (2018) e As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019).

Mário Messagi Júnior

Mario

Professor do Departamento de Comunicação da UFPR desde 1997, é mestre em Letras/Lingüística pela UFPR e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Defendeu tese de doutoramento em 2009, sobre linguagem e história da imprensa no Brasil.

Sérgio Trein

Sérgio

Publicitário. Pós-Doutorando em Comunicação pela ECA/USP. Doutor em Comunicação Sociopolítica pela PUCRS (2010) e Mestre pela PUCRS (2004). Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul. Pesquisador em Comunicação e Propaganda Política. Autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano” e de capítulos em 10 livros, publicados no Brasil e em Portugal. Áreas de pesquisa: criação publicitária, propaganda política, comunicação política, comunicação governamental, comunicação pública. Atualmente, pesquisa a relação da publicidade externa com a paisagem urbana, utilizando ferramentas de neurociência como metodologia. Como base teórica, são empregados conceitos como o rastreamento ocular, atração e distração, atenção visual, inércia atencional, processos de memorização. Em especial, aplicados na publicidade externa veiculada pelas prefeituras, governos estaduais e federal através de outdoors e placas de obras.

Elthon Aragão

Elthon

Graduado em História (2007) e Jornalismo (2012) pela Universidade Federal do Maranhão, possuí mestrado em Ciências Sociais (2010) também pela UFMA e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Tem como principais áreas de interesse a antropologia política, mais destacadamente estudos do poder local, famílias de políticos e dinâmica eleitoral; Sociologia Política, com ênfase em elites políticas; Comunicação e Política, com foco na inserção de agentes políticos no mundo virtual, mais precisamente nas redes sociais digitais.

Gerson Scheidweiler

GersonÉ Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Comunicação pela mesma Universidade. É Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Positivo. Coordenou o Grupo de Pesquisa “Um Olhar sobre as Mulheres no Parlamento” e o Grupo de Pesquisa “Os Parlamentares nas Redes Sociais: A Influência das Novas Ferramentas de Comunicação para a Representação Parlamentar”, ambos ligados ao Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR). Foi Professor de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB) e Coordenador-adjunto do projeto “Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas”, financiado pela FAP-DF e pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Atua na Câmara dos Deputados desde 2011 onde, atualmente, integra a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. É Membro dos Grupos de Pesquisa Internet e Direitos Humanos (UnB) e Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR).

Josemari Quevedo

JosemariDoutora na linha Tecnologia, Regulação e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR, com pesquisa sobre a retórica da política pública de nanotecnologia do Brasil – bolsista Capes. Fez estágio de doutoramento na linha de Governação, Conhecimento e Inovação junto ao Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra – Portugal. Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS com dissertação sobre debate público -bolsista Capes. Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS. Integra os grupos de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR) e Tecnologias Emergentes, Sociedade e Desenvolvimento (TESD/UFPR). Membro da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE. Tem experiência profissional em assessoria de imprensa e como repórter e redatora em empresas jornalísticas, organizações do 3º setor e agência de conteúdo. Interesses de pesquisa: tecnologias emergentes; políticas de ciência, tecnologia e inovação; meio ambiente e saúde; comunicação política; comunicação eleitoral.

Carla Etiene Mendonça da Silva

CarlaDoutora e mestre em Ciências Sociais, especialista em Estudos Comparados sobre as Américas, pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora de projeto no Latin American Women’s Rights Service (LAWRS) e editora de Internacional da revista The New Feminist, ambos em Londres (Reino Unido). Foi assistente de pesquisa no Department of Communication and Media da University of Liverpool, Reino Unido, em 2021; do MediaLab do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Portugal, entre 2018 e 2019; e pesquisadora visitante na Annenberg School for Communication and Journalism da University of Southern California (USC), Estados Unidos, entre 2012 e 2013. Bacharel pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social (Fabico) com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (Irel) da UnB. Realizou atividades de pós-doutorado no Departamento de Economia e Relações Internacionais (Deri) (2020-2021 e 2017-2018) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPOL) (2017-2018) da UFRGS. Tem 27 anos de experiência profissional em planejamento e gestão de políticas públicas locais e nacionais; em planejamento e gestão de relações públicas, estratégias de comunicação social, comunicação digital, cerimonial, eventos e branding; em planejamento e gestão de relações internacionais; em meios de comunicação impressa e digital; e em consultoria em comunicação política. Interesses de pesquisa: Ciências da Comunicação e Relações Internacionais, com foco em comunicação política, mídia e novas mídias, feminismo, cultura política, soft power, Brasil, América Latina.

Mércia Alves

Mércia_Prancheta 1Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar), Foi pesquisadora visitante na Área de Ciencia Política y de la Administración na Universidad de Salamanca, Espanha. Foi editora chefe da revista Agenda Política (ISSN 2318-8499) entre 2017 e 2021. Editora assistente da Aurora, revista de arte, mídia e política (ISSN 1982-6672); Editora adjunta da revsta Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política (ISSN 2236-0107). Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais. Foi bolsista FAPESP durante o Mestrado e Doutorado. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar) e do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política – NEAMP (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: Mídia e Eleições, Campanhas Eleitorais, Profissionalização de Campanhas, Campanhas Locais, e Metodologia de Pesquisa. Professora substituta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Renata Albuquerque

RenataAntropóloga especializada em estudos latino-americanos, com mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Georgetown (Washington DC), lotada no Center of Latin American Studies. Tem interesses relacionados à antropologia da política e à etnografia de mobilizações sociais. É professora assistente na Faculdade Cásper Líbero, onde também atua como supervisora do Laboratório de Opinião Pública, vinculado à coordenadoria de Relações Públicas. É membro da Associação Brasileira de Antropologia, da Asociación de Estudios Bolivianos e da American Anthropological Association. Seus projetos atuais se direcionam à comunicação política e eleitoral na América Latina e à articulação do trabalho reprodutivo com outras formas de trabalho (sobretudo o trabalho na política e o trabalho intelectual). É pesquisadora no Núcleo de Pesquisas e Diálogos Interseccionais e Epistemologias Latino-americanas (NUPEDELAS), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e no Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), ligado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR).

 

Ana Caroline de Bassi Padilha

WhatsApp Image 2022-03-23 at 19.41.41 Doutora e mestra em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também possui especialização em Marketing e Administração pela FAE Centro Universitário. Atualmente, é professora do curso de Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa estão focados nos Estudos em Design, com ênfase em questões relacionadas a estudos da imagem, cultura material, gênero, domesticidades e imprensa feminina nos anos 1950 e 1960.

Afonso Verner

AfonsoGraduado e Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorando no Programa de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realiza estudos na área da comunicação política. Docente dos cursos de Comunicação Social da Unicesumar (Campus Ponta Grossa).

 

Jeferson José Thauny

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Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2014), graduado em Publicidade e Propaganda pela UTP/PR (2004). Coordenador da Célula Coletivo Experimental (PUCPR), atua como consultor e professor de especialização, MBA e graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade Dinâmica das Cataratas e Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Ainda em 2016/17 ocupou o cargo de Diretor de Formação e Aprimoramento Profissional do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná (GPA/PR).  Acumula know-how de 18 anos entre ensino e prática nas áreas inerentes à comunicação e marketing, concluindo experiências mercadológica em departamentos de MKT e agências de Publicidade, MKT de Guerrilha e Promoção em Curitiba e São Paulo, tendo desenvolvido projetos promocionais para clientes como Petrobras, TIM, Gillette do Brasil, Prefeitura de Curitiba, Coca-Cola, Bosch, Grupo Positivo e Medial Saúde, principalmente no cargo de gerente de projetos promocionais na Master Comunicação. Seu último cargo ocupado no mercado foi de Vice-presidente de Marketing no Paraná Clube. Pesquisa evoluções de mercado, tendo como foco principal o processo de planejamento de campanhas publicitárias, principalmente sob o viés do marketing de relacionamento.

Mateus da Cunha Santos

Mateus

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR), na linha de pesquisa Comunicação e Política. Possui Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda (2011) e Mestrado em Comunicação (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2020, passou a integrar o corpo de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR). Tem interesse na área de Comunicação Política, com ênfase em estratégias discursivas acionadas em campanhas eleitorais.

Ricardo Germano Tesseroli

Ricardo-T

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR, na linha de pesquisa de Comunicação Política. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Professor substituto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2018 e 2020. Mestre em Comunicação pela  Federal do Paraná (2015). Especialista em Comunicação, Política e Atores Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), Especialista em Comunicação Politica e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (2013). Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005). Organizador dos livros: O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet (2019) e As Eleições Estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019). Entre 2011 e 2018 foi responsável pelas Assessorias de Imprensa da Casa Civil do Paraná, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Agência Reguladora do Paraná. Tem experiência em Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Jornalismo Político, Comunicação Visual, Teorias da Comunicação e do Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Fotojornalismo, Comunicação Politica, Comunicação Pública, Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing Político e Eleitoral).

Vivian Oliveira Lemos dos Santos

Vivian

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná, mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Comunicação Online e Marketing Digital pela Universidade Tuiuti do Paraná, graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade (2003). Atualmente é professora de cursos de graduação em Comunicação do Unicuritiba e escritora. Atuou como Analista de Conteúdo Sênior da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, principalmente nos seguintes temas: marketing digital e nicho, interatividade, educação, comunicação, direitos humanos. Possui experiência em Comunicação Corporativa, edição e produção de matérias jornalísticas, produção e gestão de conteúdo para canais online e offline, Assessoria de Imprensa, produção de eventos. Coordenou a produção da revista Vida Universitária, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além dos canais online Planeta PUC e Vida Universitária da mesma instituição. Pesquisa campanha de mulheres, desinformação e violência de gênero na política.

Karina Lançoni Bernardi

KarinaPossui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Pós-Graduada em MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (2011). Aluna da Especialização em Sociologia Política, da Universidade Federal do Paraná (2018). Mestra em Comunicação, na Linha de Comunicação Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Jornalista com mais de 15 anos de experiência em redações de TV e Rádio.

Mariah Sampaio

MariahMestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (2020), possui graduação em Ciência Política pela mesma instituição (2016). Professora voluntária da Faculdade de Comunicação da UNB, sua produção acadêmica é voltada para o debate sobre política e internet. Atualmente é coordenadora da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do DF e responsável pelas relações institucionais do deputado distrital Leandro Grass. Passou também pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pela Consultoria Umbelino Lobo.

Sammyla Maciel

SammylaMestra em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bolsista Capes, e graduada em jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Atualmente, pesquisa comunicação governamental no Maranhão, mas tem interesses em comunicação política nos seguintes temas: história, comunicação eleitoral, estratégias de comunicação e redes sociais digitais. Também é aluna externa da disciplina Mídia e Eleições do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade da UFMA.

Silvia Cunha

Silvia

Mestra em Comunicação e Política pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), certificado pela CAPES desde 2011, vinculado à linha de Pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos da UFPR. Acumula dez anos de experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo.

Simone Hubert

SimoneMestra em Comunicação e Linguagens e Especialista em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Comunicação Social pela  Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Acumula mais de vinte anos de experiência em jornalismo e comunicação institucional e política. Atuou nas principais emissoras do Paraná e São Paulo, como editora, editora chefe, produtora e coordenadora de produção. Roteirista. Foi Assessora Parlamentar na 55ª Legislatura da Câmara dos Deputados e produziu várias campanhas políticas e assessoria direta de políticos. Na iniciativa privada atendeu Volvo do Brasil, McDonald’s, Nissei entre outras.

Miguel Quessada

MiguelMestrando em Ciência Política pelo PPGPOL/UFSCar. É especialista em Mídias e Educação (IFSULDEMINAS), Educomunicação (UNYLEYA), Comunicação Empresarial (UMESP) e Marketing Político (Uninter).  Possui graduação em Jornalismo (UNIRP), Letras (UMESP), Publicidade e Propaganda (IMESB), Pedagogia (UNIFRAN), Ciência Política (UNINTER). Atualmente é aluno do curso de Relações Públicas (UNIFRAN). É servidor efetivo no cargo de assessor de imprensa da Câmara Municipal de Bebedouro e leciona para cursos preparatórios e educação profissionalizante. Atualmente pesquisa desinformação e fake news.

Bruno Branco

BrunoEstudante de graduação em Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ciência de Dados na Universidade Positivo (UP). Possui interesse nos estudos de análise de discurso e narrativas, opinião pública e comunicação eleitoral. Participa do projeto de pesquisa “Comunicação e política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral”, orientado pelo Professor Dr Ary Azevedo.

Emanuelle Nunes Salatini

EmanuelleGraduanda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), faz Iniciação Científica na área de Comunicação Política desde 2018. Possui interesse em campanhas eleitorais, principalmente o HGPE televisivo, e em estudos de gênero, sobre participação feminina na política. Atualmente, faz parte da pesquisa “A Representação da Pandemia do Covid-19 no Brasil em jornais do Mercosul”.

Gabriela dos Santos Gorges

GabrielaEstudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluna do projeto projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral. Possui interesse na área dos estudos de opinião pública, políticas sociais, luta feminista e representatividade de minorias na política. Participa do projeto de pesquisa “Comunicação e política: a Gramática do Discurso Político e Eleitoral”, orientado pelo Professor Dr Ary Azevedo.

Matheus Fenelon

Sem-fotoEstudante de graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluno do projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral (CEL). Possui experiência com produção audiovisual e criação de posts para redes sociais.

 

Paula Barreto de Oliveira

paulaMestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP) e bolsista CNPq durante a vigência do mestrado. As atuais pesquisas contemplam os estudos de audiovisual, plataformas streaming, reconfigurações midiáticas e comunicação política. Com publicações em congressos nacionais, internacionais, capítulos de livros e revistas. E-mail: professorapaulabarreto@gmail.com

 

 

 

 

 

Thamiris Regina Mottin

IMG_4276 (2) (1)Estudante de graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aluna do projeto de Iniciação Científica em Comunicação Eleitoral (CEL). Tem experiência com produções para mídias sociais e audiovisual.

 

 

 

Colaboradores

Edgar Esquivel Solis

edgar

Dr. en sociología. Profesor-investigador Titular de la UAM-Cuajimalpa, Ciudad de México. Líder del grupo de Investigación Comunicación Política – UAM-Cuajimalpa. Comunicólogo por la UAM- Xochimilco. Ha colaborado en diversas Instituciones como El Colegio Mexiquense A.C.; el ITESM-CEM; la FES-Acatlán/UNAM y la FLACSO. Sus líneas de investigación son: la participación ciudadana, sociedad civil, los movimientos sociales y la comunicación.

Luiz Ademir de Oliveira

luiz

É Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Adjunto III do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social – Jornalismo, além de integrar o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em seu pós-doutorado, em curso no âmbito do PPGCOM/UFJF, desenvolveu a pesquisa “A disputa eleitoral de 2014: as estratégias midiáticas e políticas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e nas fanpages dos candidatos sob a ótica da narrativa transmidiática”.